terça-feira, 27 de agosto de 2013

OS ESCÂNDALOS SOCIAIS!

Hoje quero simplesmente "bater um papo" com você, leitor (a) amigo (a)...
A sociedade humana está tão descrente de si mesma que qualquer coisa que surja como uma oportunidade de crescimento pessoal é vista com demagogia, quando não com aquele olhar de indiferença e repulsa.
Desde sempre fomos condicionados a desconfiar, criticar, julgar e condenar apenas porque aderimos ao modo de pensar da maioria ou porque nós mesmos não fomos capazes de analisar o fato em si.
Precisamos de culpados!
Desta forma inocentamos nossos erros ou nossas "viagens na maionese".
É incrível como o foco está dirigido ao individualismo, consequentemente olha-se apenas o que acontece ao redor, desprezando completamente a essência humana, ou seja a individualidade.
Cada um centrado em seus problemas pessoais... Cada um ignorando totalmente o vasto e abundante potencial de criatividade que possui guardado dentro de si, esperando o momento para despertar...
Estamos vivenciando escândalos de todas as espécies e dimensões e esta "onda" é tão forte que consegue colocar em "xeque" nossos valores e (por incrível que pareça) acabam despertando certas reações de indignação, revolta, vontade de justiça, vontade de vingança, etc, etc, etc... E esta onda acaba tomando proporções gigantescas, pois a essência negativa que a gerou caminha alimentando-se do que encontra pela frente (pensamentos e emoções negativas). Temos então uma "tsunami" sombria que vai encobrindo tudo que encontra pelo caminho, deixando atrás de si, um rastro de destruição e muita sujeira.
Está aí uma pálida tentativa para compreendermos o caminho aberto para esse clima quase irrespirável em que vivemos...
Tudo tem vários aspectos e como não poderia deixar de citar, uma melhor qualidade de vida também precisa de um caminho para percorrer até manifestar-se plenamente em nosso meio ambiente. 
Tudo, absolutamente tudo é iniciado através de um pensamento. Olhe para qualquer coisa ao seu redor, seja lá o que for, precisou do pensamento de alguém para ser projetado, construído, testado e colocado em uso. É claro que dependendo da complexidade, demorará muito ou pouco tempo, mas em algum momento, alguém conseguirá construir o que foi desejado, talvez nem por ele próprio, pois este "caminho" sempre esteve aberto para esse tipo de criatividade.
Se isso é possível, e nem precisa ser um gênio para compreender, por quê não nos dispomos a utilizar a criatividade para melhorar a qualidade das nossas vidas?
Nem sempre aquele que teve o desejo de criar algo, sequer imaginou que beneficiaria muitas pessoas ou cidades ou países...  No entanto é assim que se dá o progresso material neste nosso mundo.
E o progresso do bem estar como é que se processa? Quais caminhos precisa percorrer para assumir a forma humana? Quem tem coragem suficiente para tal? Quem se arrisca a ser considerado louco? 
Será que quando nos indignamos e pedimos justiça estamos reagindo de maneira diferente daqueles que provocaram o escândalo? 
Basta ter coragem de olhar para si mesmo e analisar os próprios pensamentos, palavras e atitudes...
Será que não estamos cobrando de outros o que não somos capazes (pelo menos pensamos desta forma!) de dar para nós próprios?
Assim sendo, é vital que antes de olhar "para fora de nós", olhemos para dentro de nós e com a maior honestidade e dignidade, possamos ver se estamos agindo em nosso benefício ou estamos apenas (re)agindo aos fatos e pessoas.
Se estivermos agindo em nosso benefício, com certeza poderemos "ver" isto manifestando-se ao nosso redor também.
É o mais difícil trabalho a ser realizado pelos seres humanos, pois não depende de adquirir capacitação e estudos para realizá-lo, apenas boa vontade e a consciência de que um ato, nunca ocorre isoladamente, pois as consequências serão sentidas por todos.
Se leu este texto até o final é porque há algo em você que acredita nesta possibilidade. No fundo, assim como todas as outras pessoas, existe uma esperança de que dias melhores virão... Mas também sentimos que não é uma coisa acabada que surgirá não se sabe de onde, prontinha para ser desfrutada!
Estamos na época de limpar o terreno, escolher as sementes e rapidamente plantá-las...
Caro (a) leitor (a), gostaria que sua participação fosse além da leitura e se quiser, deixe seus comentários. Sinta-se a vontade e aproveite, pois aqui você poderá trazer o que há de melhor em sua pessoa e em sua experiência de vida. Desde já agradeço sua atenção e participação.
Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário